Portal Ucraniano
Economia ucraniana

Cédula de dinheiro ucraniano. Na imagem foto de importante poetisa, escritora e ativista feminina, Lesya Ukrainka.
 
10/11/2015 - Economia da Ucrânia em 2015 vai encolher 12%: Segundo Banco Mundial a economia ucraniana vai encolher 12% este ano e inflação será de 50,8%.
O setor metalúrgico e minerador será o mais afetado cujos principais centros estão no leste do país, onde um conflito armado entre o governo e separatistas apoiados pela Rússia está em andamento. Com a queda de renda dos ucranianos e dasvalorização da hryvna, moeda ucraniana, o comércio também sofre.
As previsões para 2016 é de um crescimento de 1% e inflação de 12%, e para 2017 crescimento de 2% e inflação de 8% e em 2018 crescimento de 3% e inflação de 5%. Fonte: exame.abril.com.br
A situação está ruím, mas pelo menos existe uma luz no fim do túnel.


Economia da Ucrânia: Depois da Rússia, a Ucrânia era a segunda maior economia da antiga União Soviética. Seu Produto Interno Bruto era 4 vezes superior ao da terceira colocada.

Agricultura
A exploração intensiva dos solos negros e férteis (que cobrem quase 65% do país) do cinturão agrícola ucraniano tornaram o país num grande produtor de trigo e beterraba, sendo chamada muitas vezes de "Celeiro" da antiga URSS. Outros cultivos importantes são: cevada, milho, leguminosas, batata, aveia, centeio, painco e trigo sarraceno. As maiores culturas industriais são as de beterraba e de semente de girassol. Cultivam-se frutas e hortaliças nos arredores das grandes cidades. A criação de gado bovino e suíno é praticada em todo o país.
A agricultura é um setor muito importante da economia do País. Com 32 milhões de hectares de solo arável (56% da superfície total do país), de que serão de salientar terras de grande riqueza produtiva (as famosas "terras negras" ou "tchornozems" ricos em húmus), e um clima propício, a Ucrânia foi historicamente conhecida como "o celeiro da Europa".

Recursos minerais
A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbas. Essa região é o centro industrial do país e um dos principais complexos minero-metalúrgicos e de industria pesada da Europa. A Ucrânia é também um importante produtor de gás natural e de petróleo, embora as reservas desses combustíveis fósseis tenham sido excessivamente exploradas durante o período soviético.

Indústria
O Donbas apresenta também indústrias metalúrgicas altamente desenvolvidas, que produzem ferro e aço em grandes quantidades.
A Ucrânia tem uma potente indústria pesada. Nos últimos anos foi registado um rápido crescimento na indústria, sobretudo na indústria de produtos alimentícios. Entre os bens mais competitivos no mercado estão os foguetes-lançadores espaciais ucranianos, bem como os aviões de carga do Consórcio "Antonov", incluindo os mundialmente conhecidos "Ruslan", "Mriya" (o maior avião de carga no mundo com a capacidade para transportar mais de 200 toneladas de carga útil) e An-72. Atualmente a Ucrânia está privilegiando o desenvolvimento de altas tecnologias.

Crescimento econômico
O crescimento econômico dos últimos anos contribuiu para o desenvolvimento das relações econômicas internacionais. Hoje a Ucrânia mantém as relações comercias com mais de 100 países, sendo os seus principais parceiros a Federação da Rússia, China, Bielorússia, Turquia, Estados Unidos, Alemanha, Itália e Polônia, entre outros países. Os principais bens exportados são os metais, produtos químicos e alimentares, minerais, produtos energéticos, além de diferentes tipos de maquinaria.

Fonte: wikipedia.org - ucraniaonline.blogspot.com

Para saber detalhes atualizados da economia ucraniana: - Clic aqui...