Portal Ucraniano
Idioma ucraniano

Língua Ucraniana: Embora a língua ucraniana seja semelhante às outras línguas eslavas, pussui, no entanto, plena autonomia e é completamente distinta do russo, por exemplo. Como toda língua, ela sofreu, no decorrer dos tempos, constante evolução e continua ainda a ser enriquecida de novas expresões idiomáticas e termos técnicos modernos.
Na liturgia, desde o século X até o ano de 1968, era usado o paleoslavo ou eslavo litúrgico, que foi depois, substituído pela língua ucraniana moderna.

Alfabeto: A língua ucraniana emprega caracteres cirílicos. O seu alfabeto é composto de 33 letras.

Eslavos orientais: Os ucranianos, como também os russos e os bielorussos, pertencem ao grupo de eslavos orientais. Mas, sob o aspecto antropológico-racial, existe entre eles uma diferença essencial. Os ucranianos conservam o tipo eslavo primitivo mais puro e mais pronunciado. Exprimem-se numa língua, que mais se aproxima do antigo idioma eslavo. Os bielorussos afastaram-se bastante do tipo eslavo, por causa de cruzamentos com os lituanos. Quanto aos russos, são eles os eslavos menos puros, porquanto a sua coabitação prolongada com os fineses, não só influiu sobre a sua vida social e língua, como também provocou sensíveis alterações nos seus traços antropológicos.



Curso de idioma ucraniano Curso de idioma ucraniano ON-LINE e gratuíto
o primeiro bukvar (cartilha) idealizado e sonorizado para alunos iniciantes, do Brasil e países de língua portuguesa. O trabalho é uma iniciativa da Representação Central Ucraniano Brasileira, com apoio do TPUK – Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana.





Livro Vamos Aprender Ucranianao em formato PDF.
Curso de Língua Ucraniana na UFPR: A Universidade Federal do Paraná oferece curo de ucraniano para à comunidade em geral. Os interessados que já tiverem algum conhecimento do idioma poderão ingressar em turmas mais adiantadas bastando fazer um teste de nivelamento a ser agendado com antedência.

Ex alunos que desejarem retornar para fazer um reforço poderão entrar em contato com a profa. Ola kalko no seguinte telefone: (41)3345-7963.

As matrículas são abertas no início de cada semestre.

Mais informações sobre o curso acesse: www.celin.ufpr.br
SUMÁRIO:


Acesse o curso por aqui: Clique aqui...