Portal Ucraniano
Imprensa ucraniana
A História da Imprensa Ucraniana no Brasil
Prof. Osyp Martenetz, Redator do 1º Semanário Ucraniano no Brasil, Prudentópolis.
Em 1907, era publicado o Zoriá “Estrela”, o primeiro jornal publicado em Curitiba, bissemanal, com tiragem de 500 exemplares. Era de propriedade da Sociedade Prosvita, e o primeiro redator foi o médico ucraniano Stephan Petrysky. Infelizmente, três anos depois, não conseguindo superar sérias dificuldades, o periódico viu-se obrigado a encerrar suas atividades. Ainda em 1910, em Curitiba surge outro jornal bissemanal, o Prápor “Bandeira” de propriedade dos padres Basilianos. Em dezembro do mesmo ano, era o jornal transferido para Prudentópolis, onde continuou a ser publicado por algum tempo. A desativação do jornal deu lugar a duas publicações, editadas pelos Padres Basilianos, o Micionar “o Micionário”, periódico mensal de caráter religioso (desde 1911) e o jornal Pracia “Trabalho”, semanário de caráter político-social e orientação católica, fundado em 1912, cujo primeiro redator foi o professor ucraniano Osyp Martenetz, vindo da Galícia (Ucrânia Ocidental) para exercer essa função. Estas duas publicações são editadas regularmente até os nossos dias.

Em 1924, surge em União da Vitória o semanário Chliborob “O Lavrador”, editado pela União Agrícola Instrutiva e redigido por Petró Karmansky. De orientação político-social e também veículo de informação dos lavradores, o periódico é transferido para Curitiba em 1934, sendo publicado até a presente data.



A imprensa jornalística, já em 1908, incitava os imigrantes ucranianos a participar ativamente das eleições, apresentando candidatos próprios para poderem ter na Assembléia Legislativa representantes de seus interesses e de suas reivindicações. De início, esses apelos não tiveram grande repercussão, porque a maioria ainda não estava habilitada a votar, por não estarem naturalizados. Foi só com o aumento dos descendentes aqui nascidos que foi despertado o interesse pela política, e representantes da comunidade ucraniana foram eleitos para o Legislativo Estadual e Federal desde 1946.

Com o advento da internet surgem novos meios de comunicação. Graças a ela, e, liberdade de expressão na Ucrânia, nós ficamos sabendo das notícias quase que instantaneamente.

Pesquisa: Boletim Informativo da Casa Romário Martins
Jornal Pracia
Jornal Ucraíno-Católico - Publicado no Brasil Direção e administração:
Rua Cândido de Abreu, 1579
CEP. 84400-000 Pudentópolis - PR
Fone: +55 (42)3445-2087
Fax..: +55 (42)3446-2087
Email: grafica@saobasilio.com.br
O Lavrador
Boletim Informativo da Sociedade Ucraniana do Brasil Direção e administração:
Rua Al. Augusto Stellfeld, 795
CEP. 80410-140 Curitiba - PR
Fone: +55 (41)3224-5597
Fax..: +55 (41)3224-5597
Email: subras@sociedadeucraniana.com.br