Portal Ucraniano
Instrumentos musicais ucranianos

A Música: A música é a arte dos sons, e subdivide-se em duas partes: A música vocal e a música instrumental. Na Grécia Antiga, a música originalmente teve um significado puramente religiosos. Desde os tempos mais antigos, acompanha a oração, como expressão dos mais profundos sentimentos humanos.

Cada arte reflete profundas emoções da alma humana. Por isso, frequentemente é falado de Música Nacional e, separado, a Música Ucraniana. As mais antigas criações musicais ucranianas correpondem às melodias de nossas canções rituais, que provém de épocas anteriores ao cristianismo.

Podemos considerar os séculos XVI-XVII, como o período áureo do desenvolviemnto da música popular ucraniana. Embora a arte musical ucraniana tenha um caráter marcadamente vocal, o povo ucraniano usou e usa vários instrumentos musicais típicos deste povo.

A Canção Ucraniana é, praticamente a sua história cantada. Existem tesouros que jazem sepultados, porém existem também os tresouros vivos que caminham sobre a terra, que passam de geração a geração.


 Bandura
Bandura: Bandura é um instrumento musical típico ucraniano, que inicialmente era divulgado na Ucrânia, principalmente durante a época dos cossacos. O Hetman Ivan Mazepa tocava Bandura, e muitos dos seus oficiais cossacos também sabiam tocar esse instrumento, que podia ter entre 12 a 30 cordas e atualmente tem 56 cordas.

O som da bandura não só comove o coração ucraniano, mas também a todos os amantes da música. A bandura é o instrumento nacional, o tesouro artístico, o símbolo da resistência nacional na busca da liberdade e independência da Ucrânia. O "idioma" da Bandura não precisa de tradutores. Seu belo e fascinante vibrar das cordas, imediatamente, cativa e comove inclusive até quem não a conhece. Ouvir bandura é como ver a própria sina do povo ucraniano.

Bandura - espelho da alma ucraniana, envolve profundamente todo aquele que a ouve, porque a sua riqueza musical é a expressão máxima da cultura ucraniana, bem como ela é extremamente entrelaçada com a própria história milenar do povo ucraniano.

Houve época em que o Tzar Russo baixou um decreto proibindo o uso da bandura, temeroso de que, através dele o povo ucraniano pudesse reconquistar a independência perdida.
 Sopilka
Sopilka: Espécie de flauta doce feita de vara de junco. Instrumento muito antigo e mais difundido na Ucrânia Ocidental (Região dos Cárpatos). Os "Hutzule" são exímios tocadores de Sopilka.
 Kobza
Kobza: Instrumento musical de cordas com caixa acústica de formato oval e fundo côncavo, provida de braço um tanto longo sobre o qual se acham esticadas as cordas, cujo o númerto varia de três a oito. Foi introduzido na Ucrânia ainda no tempo dos príncipes de Kiev, por volta do século X, por andarilhos árabes.
 Trembita
Trembita: Instrumento tubular feito de madeira. Assemelha-se às trombetas medievais retas, de latão, usadas nas cortes para anunciar eventos importantes, porém muito maior, pois mede 2,5 a 3 m de comprimento, e chega a ser ouvido a 10 km de distância. Os Hutzules usam-na para anunciar festas e outros eventos.

 Cymbaly
Tsymbaly ou Tzembale: Há indícios de que este instrumento é originário do Egito e foi introduzido na Ucrânia pelos ciganos. As primeiras menções a respeito deste instrumento datam do século XVII. Sua caixa acústica é de forma trapezoidal, sobre a qual se acham distendidas algumas dezenas de cordas metálicas, formando grupos de três a cinco.
cada grupo corresponde a determinada nota de escala diatônica. Os modelos mais antigos eram bastantes limitados.

 Buben
Buben: Espécie de pandeiro que, juntamente com o Violino e Cymbaly constitue a Música Troísta, também presente na vida de cada ucraniano.

Existem ainda muitos instrumentos de menor importância, tais como; violino, volenka, Rih, entre outros, que deixamos de mencionar por falta de tempo, mas que influíram de qualquer modo na formação e preservação do requíssimo folclore popular ucraniano.
Músicas Natalinas Ucranianas
Compre um CD com músicas Natalinas Ucranianas: Compre um CD com musicas natalinas gravado pelos integrantes da Capela de banduristas "Fialka", pertencente a Mitra do Bispado Católico de Rito Ucraniano. O CD pode ser encontrado junto a: Catedral Ucraniana São João Batista
Rua Maranhão, 1094 s 2 - Água Verde - Curitiba - PR
Tel: (41) 3329-3036



Capela de Banduristas


Capela de Banduristas “FIALKA:
Integrantes do “CLUBE POLTAVA”.
Pertencente à Mitra do Bispado Católico de Rito Ucraniano.

Sede: Rua Pará 1035, Água Verde – CEP 80610-020 – Curitiba / PR.
Pároco Responsável: Sergio Chmil , pároco da Catedral de São João Batista.
Coordenadora e Regente: Professora Isabel Krevey
Professor Bandurista: José Sitko
Presidente de Honra: Antonio Komarcheuski
Diretor Social e Tesoureiro: Edson Santos
2º. Tesoureiro: José Gaudeda
Diretores de Patrimônio:
Nelson Melnik
Josefa M. Gaudeda
André Koza
Margarete P. dos Santos
Colaboradores:
Adão Remes
Tania Maria Lezan Popadiuk
Korge Zavoiski