Portal Ucraniano
Ucrânia
Ucrânia Mapa da Ucrânia
Ucrânia - resumo histórico: Antiga república soviética, independente desde 24 de agosto de 1991, a Ucrânia fica no Centro-leste da Europa. Sua área, de 603.700 mil quilômetros quadrados, teve origem no Principado de Kiev, constituído no século IX da Era Cristã, atual Kiev, capital do país é a cidade mais populosa, com 2,6 milhões de habitantes. Sua geografia é uma planice central, cortada de Norte a Sul pelo rio Dnieper e cercada, a Oeste e Sudoeste, por planaltos. Ao Sul estão as montanhas da Criméia. Cristianizado no século X, o reino da Ucrânia solidificou sua cultura eslava, integrada também por bizantinos.
Nos séculos XIII e XIV, o reino foi invadido e dominado pelos mongóis. A seguir, os ucranianos ficaram sob o domínio dos poloneses e dos lituanos. Parte da polpulação não aceitou esse jugo e fugiu para áreas desertas do baixo rio Dnieper, formando o grupo de cossacos.
No século XVII, a Ucrânia fica dividida entre a Rússia (a Leste do rio Dnieper) e a Polônia (parte Oeste). Com a partilha da Polônia, no final do século XVIII, a Rússia amplia seus domínios, ao mesmo tempo em que a Áustria se apossa de terras do Oeste do país.
Durante a segunda metade do século XIX, movimentos nacionalista liderados por intelectuais começaram a ganhar força na Ucrânia. Tanto que, após a Primeira Guerra Mundial, os ucranianos proclamaram sua independência, sem no entanto, conseguirem mantê-la. Assim, pelo tratado de Riga, em 1921, parte do território foi entregue à Polônia, Tchecoslováquia e Romênia; a outra parte se converte na República Socialista Soviética da Ucrânia.
Apesar de ter estado por mais de 70 anos sob o regime comunista, essa nação do Leste Europeu, com quase 50 milhões de habitantes, caminha rumo ao reconhecimento de sua potencialidades.
Kiev Kiev - Capital da Ucrânia
Foi lá que as turbinas de Itaipu foram construídas, foi em Yalta que a ONU foi fundada em 1945, e como um dos membros fundadores da ONU, a Ucrânia tomou parte em 60 órgãos internacionais.
Após a independência, em 24 de agosto de 1991, a Ucrânia abriu suas portas, mostrando seu sistema de transporte, exemplificando a alta tecnologia do país, que soube dominar a energia nuclear e construir as maiores hidrelétricas do mundo.
Possui uma indústria desenvolvida, sobretudo de matalurgia, engenharia mecânica, maquinaria (locomotivas, equipamentos ferroviários, tratores, automóveis e ferramentas). Além disso, possui carvão, minério de ferro, manganês, gás natural e petróleo, e seus produtos industriais são exportados para 107 países, entre os quais o Brasil.
A Ucrânia é uma potência econômica que desperta para o futuro, com seus 300 ramos industriais já em produção. As 156 instituíções de ensino superior, as 23 mil bibliotecas, os 225 museus, além dos 130 teatros, fazem da educação e cultura o objetivo principal.

Fonte: Os ucranianos, 1995 - Dra Oksana Boruszenko