Portal Ucraniano
Redação sobre paz

PAZ
Eu acredito que todos nós buscamos viver debaixo de céus com amor e harmonia junto aos outros. Mas conseguimos administrar isso? Nem sempre. Eu tenho apenas 16 anos, e eu já presenciei a guerra. É muito aterrorizante quando seus parentes morrem, e o sangue de seus amigos foi derramado. Eu nunca imaginaria que uma situação dessas poderia acontecer com a minha família, mas isso infelizmente aconteceu.

Na minha terra natal, Luhansk, é quase impossível de viver agora porque ela está sob constante tiroteio pelo segundo ano. Quando começou, eu acreditava que tudo terminaria rápido. Mas tornou-se cada vez pior. No verão de 2014, eu e meus pais nos escondemos no porão para fugir do tiroteio. Foi o pior momento da minha vida, e não quero que ninguém sinta o mesmo.

Agora, eu quero que a Ucrânia se torne unida novamente, como era antes. Eu não quero guerras em Donbas e eu quero que as pessoas voltem para suas casas. As circunstâncias difíceis em que eu vivo e que tenho de administrar para sobreviver me ensinaram a dar mais valor aos meus pais, amigos e as pessoas em geral. Eu percebi o quanto é bom ter pessoas felizes vivendo ao meu redor e, assim, comecei a fazer trabalho voluntário. Eu realmente vi o quanto as crianças ficam agradecidas quando as ensino algo ou quando brinco com elas (meu dever era trabalhar com as crianças desabrigadas/desorientadas).

Quando você ajuda os outros, você está ajudando o mundo todo a ter mais pessoas boas e responsáveis, que não brigarão, e isso significará que o mundo pode se tornar mais harmonioso e pacífico.

Paz significa que você pode fazer coisas que você gosta, como viajar, e ver os seus parentes e amigos felizes e saudáveis, e as vidas deles não estão ameaçadas. Paz significa um respeito mútuo e amor de uns pelos outros. Eu quero que a paz prevaleça ao redor do mundo, e farei o possível para que isso aconteça!

<< Retornar